ENTREVISTA

A Lifestyle Radio fala com o Presidente do Município de Aljezur José Manuel Gonçalves sobre o balanço do Festival da Batata-doce de Aljezur 2022

ARTISTAS

Lifestyle Radio à conversa com Eduardo Madeira

Lifestyle Radio à conversa com David Antunes

EXPOSITORES

Associação Produtores Batata-Doce de Aljezur

Casa 7 - Licores

Chocofigo

Casa Française - Atelier & Boutique

Doces Célia Almeida

Casa Nobre - Licores e compotas

LUZ - Aguardente de Medronho do Algarve

Mel Fernando Duarte

Pharmagarden

Queijo do Campo

Sabor do Algarve By Talurdinha

L.Barriga Sabores à antiga

Vicentino Wine

Abertura do Festival com o Sr Presidente do Município de Aljezur José Gonçalves

GALERIA

PROGRAMAÇÃO

25 novembro

12:00h
Abertura do Festival

16:00h
Ricardo Pires Sax
Palco Tenda Exterior

17:30h
Bruno Amendoeira
Palco Tenda Exterior

18:00h
Inauguração
Palco Tenda Exterior

19:00h
Animação musical
Itinerante com Salta Pocinhas
Recinto do Evento

20:00h
Fado com Zélia Viana
Palco Tenda Exterior

21:30h
Mala Conexión
Palco Tenda Exterior

23:00h
Sneaky Mouse cover band
Palco Tenda Exterior

00:30h
Dj Vasco Dantas (M80)
Palco Tenda Exterior

02:00h
Encerramento do Festival 

26 novembro

12:00h
Abertura do Festival

14:00h
Animação musical Itinerante com Silvino Campos
Recinto do Evento

15:00h
Animação Infantil de palco
Palco Tenda Exterior

16:30h
Vozes Do Sul
Palco Tenda Exterior

18:00h
Stand up Comedy com Eduardo Madeira
Palco Tenda Exterior

20:00h
Animação musical Itinerante com Silvino Campos
Recinto do Evento

21:30h
Paulo Luz
Palco Tenda Exterior

23:00h
David Antunes & The midnight band
Palco Tenda Exterior

00:30h
Dj Sunlize
Palco Tenda Exterior

02:00h
Encerramento do Festival

27 novembro

12:00h
Abertura do Festival

14:00h
Animação musical itinerante Pilha Galinhas
Recinto do Evento

15:00h
Luís Simenta
Palco Tenda Exterior

16:30h
Jorge Guerreiro
Palco Tenda Exterior

18:00h
Animação musical itinerante Pilha Galinhas
Recinto do Evento

19:00h
De Moda Em Moda
Palco Tenda Exterior

22:00h
Encerramento do Festival 

Festival da Batata-Doce de Aljezur


Um Festival que desperta sentidos!

De 25 a 27 de novembro a melhor batata-doce do mundo celebra-se em Aljezur.
O concelho de Aljezur, volta ser palco da homenagem Festival da Batata-doce de Aljezur, numa iniciativa promovida pelo o apoio do Município de Aljezur e a Associação dos Produtores de Batata Doce de Aljezur.
Produto de caraterísticas únicas com indicação geográfica protegida (IGP) ”variedade Lyra”, pelas condições edafoclimáticas conjugadas com o saber e trabalho árduo de todos os produtores, homens e mulheres que constituem a Associação dos Produtores de Batata Doce de Aljezur.
O certame, com muita animação, gastronomia e mais de 90 expositores, visa igualmente honrar todos os que se dedicam a esta atividade agrícola bem como ao sector agroalimentar a ela ligado, como forma de incentivo e reconhecimento do seu trabalho e sustentabilidade do território.
As atividades irão decorrer no Espaço Multiusos de Aljezur, onde será possível encontrar tasquinhas e espaços de promoção da gastronomia, com receitas típicas e novas propostas culinárias, sempre com a batata-doce de Aljezur, como ator principal deste espetáculo da gastronomia local.
As Doceiras de Aljezur trarão até este festival as requintadas tentações da doçaria local, com bolos, pasteis, tortas e outras formas de saciar os apetites dos mais gulosos e dos mais curiosos em perceber como são únicas estas tentações feitas de forma sábia e tradicional, pelas nossas “embaixadoras” da doçaria local.
A animação musical será igualmente uma constante com atuações que se prolongarão nesta edição, noite dentro, com artistas de renome do panorama nacional.
O evento contará ainda com um espaço de cozinha, onde serão confecionados pratos tendo a Batata Doce de Aljezur, como ingrediente obrigatório, conjugado com outros produtos locais de excelência, podendo o visitante degustar de algumas dessas iguarias.
Visite o Festival da Batata-doce de Aljezur.

𝘽𝙚𝙢-𝙫𝙞𝙣𝙙𝙤 𝙖𝙤 𝘾𝙤𝙧𝙖𝙘̧𝙖̃𝙤 𝙙𝙖 𝘾𝙤𝙨𝙩𝙖 𝙑𝙞𝙘𝙚𝙣𝙩𝙞𝙣𝙖! 

Batata-doce de Aljezur

Reza a lenda que os cavaleiros de Santiago, chefiados por D. Paio Peres Correia, antes de cada batalha utilizavam como complemento vitamínico uma poção elaborada a partir da batata doce. Naqueles tempos carregar com armas e armaduras não era tarefa fácil. Daí que necessitavam de um alimento completo. O vigor na invasão e a rapidez na tomada do castelo de Aljezur deixou os mouros boquiabertos. A conquista ocorreu em 1249 e a poção que serviu de base à magnífica vitória, segundo a lenda é nada mais, nada menos que a famosa feijoada de batata-doce de Aljezur.
Aljezur desde sempre esteve ligada a atividades agrícolas, com recurso a técnicas e métodos tradicionais que subsistiram no tempo, permanecendo imutáveis até aos nossos dias. A Batata-Doce de Aljezur, é a expressão visível desta imutabilidade, sendo hoje cada vez mais reconhecida como ex-líbris da sua identidade cultural.
As condições ambientais únicas permitem o harmonioso crescimento das famosas “raízes de pele castanho avermelhado e polpa amarela”.
O sol, as terras, as águas, o ar limpo e o clima de Aljezur fazem das batatas-doces um produto com qualidade e com um sabor diferenciado. Considerado desde há muito, um alimento completo, único, com qualidade e acima de tudo um produto biológico natural sem usos de químicos.

CERTIFICAÇÃO IGP (Identificação Geográfica Protegida)

Finalmente as doces raízes, vulgarmente designadas por “Batata Doce de Aljezur”, obtidas a partir da planta herbácea, vivaz, cultivada como anual “Ipomoea batatas L. (syn. Batatas edulis), variedade Lira, da família das Convolvulaceaes, produzidas nesta região com condições ambientais únicas, onde o Sol chega com abundância e onde a terra, a água e o ar não se encontram poluídos, conseguiram a certificação comunitária de IGP.
A Batata doce de Aljezur é uma raiz adventícia que por tuberculização se torna carnuda. É uma batata piriforme alongada, de cor púrpura ou castanho-avermelhada e polpa amarela. No calibre, varia entre os 8,5 cm x 4,0 cm e os 16,5 cm x 7,1 cm, e no peso, entre os 50 g e os 450 g. De acordo com estudos efectuados nos laboratórios da Direcção Regional de Agricultura do Algarve, tem 65% a 67% de humidade; 1,3% a 1,5% de açúcares redutores; 1,8% a 3,7% de açúcares totais; 11,2% a 12,9% de amido.
Qualidades nutritivas: Uma batata-doce de tamanho médio proporciona o dobro da quantidade de vitamina A e um terço da vitamina C de que necessitamos diariamente; é uma importante fonte de ferro e potássio e é rica em antioxidantes. Além disso, possui um elevado valor energético, por ser muito rica em hidratos de carbono complexos e açúcares.
A zona de produção encontra-se naturalmente circunscrita ao concelho de Aljezur com cerca 220 hectares e as freguesias de litorais do concelho de Odemira (S. Teotónio, S. Salvador, Zambujeira do Mar, Longueira-Almograve e Vila Nova de Milfontes) com cerca de 200 hectares, ou seja, Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano, sendo que é nas várzeas de Aljezur e de Odeceixe e na charneca do Rogil que se produz em maior abundância.
Este cultivo representa uma mais valia significativa para este sector produtivo em todo este território e a sua capacidade produtiva está longe de estar esgotada! A procura crescente abre excelentes perspetivas no escoamento do produto tanto ao nível nacional como no patamar internacional.
Importa ainda salientar que de momento as aplicações deste produto se cingem essencialmente às aplicações culinárias e na doçaria tradicional, mas o potencial deste produto é tremendo. Desde logo na produção de aguardente ou em produtos derivados ou ainda na aplicação da batata em compostos alimentares como as papas para recém nascidos, muito devido aos excelentes valores nutricionais que comporta ,bem como no aproveitamento da própria rama de batata doce que produz um excelente esparregado também ele de valores nutricionais únicos.
Pelo facto de esta ser uma produção biológica que não aceita adição de compostos químicos na sua produção e num momento que cada vez mais se pede ao consumidor para consumir os produtos que se produzem mais perto de nós, faz todo o sentido aproveitar este produto de qualidade única agora devidamente identificado com o selo de Identificação Geográfica Protegida em detrimento de outros oriundos de países mais longínquos.  

Share this Page! Partilha esta página!

© Copyright 2022 LIFESTYLE RADIO. All Rights Reserved.

Created with Mobirise site builder